sexta-feira, 21 de maio de 2010

ORIENTAÇÃO PARA QUESTIONÁRIO OU ENTREVISTA

Pessoal, abaixo seguem as orientações para a formulação do questionário ou roteiro de entrevistas. Lembrem-se de que o objetivo da atividade é acessar os pontos de vista dos alunos e professores sobre a experiência deles na escola e, particularmente, nas aulas de português e/ou literatura. Cada um de vocês deverá formular seu próprio questionário ou roteiro, adaptando as questões aos contextos e interesses de investigação de vocês (inclusive omitindo algumas e criando novas questões). Lembrem-se também de que o questionário/roteiro é um texto e devem articulá-lo de forma a atingir o propósito comunicativo expresso no início desta postagem, sempre considerando os interlocutores reais (alunos ou professora). Nessa articulação, será importante cuidar de aspectos como coesão e coerência também.

Outra coisa: vocês não precisam incluir no questionário os itens em negrito indicados nos algarismos romanos. Eles servem para orientar a formulação do questionário e podem ser mantidos como organizadores do roteiro da entrevista. Falando em entrevista, o ideal seria que ela fosse gravada, com a permissão da professora expressa no início da gravação, após uma breve fala de vocês contextualizando a atividade, indicando o nome da professora e a data. É importante dizer à professora, neste caso, que somente vocês terão acesso aos dados da entrevista e que, se elas preferirem, serão identificadas por pseudônimos, isto é, nomes fictícios. Se vocês tiverem dúvidas sobre a formulação e aplicação/realização do questionário/entrevista, podem postá-las nos comentários.

Orientação para questionário ou entrevista (individual ou coletiva) com os alunos:

Formular questões que explorem:

(I) as experiências de leitura/escrita dos alunos: o que eles costumam ler em casa,;quais programas assistem na televisão; se usam a internet e para quais atividades; o que eles costumam escrever fora da escola e para quem escrevem.

(II) sua relação com a escola: o que gostam de fazer na escola; o que não gostam de fazer; se lembram de alguma atividade realizada na escola (em qualquer série/ano) que tenham achado muito legal e por que acharam legal.

(III) com as disciplinas de língua e literatura: o que eles acham das aulas de português/literatura; quais atividades eles acham importantes/por que etc.


Orientação para questionário ou entrevista com professor(a):


Formular questões que explorem:


(I) a formação da professora: quando ela se formou, onde, se fez algum curso de formação continuada, há quanto tempo é professora etc.

(II) a metodologia de ensino: como ela define o conteúdo que vai trabalhar na aula*, o material que vai usar, a forma de desenvolver as atividades e de avaliar; o que ela acha importante considerar no planejamento e no desenvolvimento da aula; o que ela acha importante considerar na avaliação da aprendizagem; o que ela acha que não pode faltar em uma aula de português/literatura; de quais atividades os alunos gostam mais.

(III) a experiência como aluna: se ela acha que as aulas de português e literatura de hoje são iguais às da época em que ela era aluna na escola; pedir para ela contar sobre alguma experiência marcante nessas aulas; se ela disser que as aulas de hoje são diferentes das que ela tinha, perguntar o que mudou e por que ela acha que mudou.

(IV) os objetivos da aula de português e literatura: na opinião dela, o que os alunos precisam aprender nas aulas de português e literatura nos dias de hoje/por quê.

(V) um conselho ou pergunta ao professor aprendiz: perguntem se ela tem algum conselho a dar a vocês ou se gostariam de fazer alguma pergunta.

* Em geral, as professoras seguem um plano de estudos disponibilizado pela escola. Se elas mencionarem isto, peçam cópia desse documento e perguntem como ele é formulado, quem formula, se podem ser feitas alterações etc.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Apresentação de atividade na aula de estágio

Olá, pessoal. Abaixo, nosso cronograma de atividades para as próximas aulas:

Turma de quinta:
13/05: apresentação de propostas de atividades
20/05: apresentação de propostas de atividades

Turma de sexta:
14/05: não haverá aula
21/05: apresentação de propostas de atividades (NA SALA DE SEMPRE NO AUXILIADORA)

Até breve,
Clara