sexta-feira, 21 de maio de 2010

ORIENTAÇÃO PARA QUESTIONÁRIO OU ENTREVISTA

Pessoal, abaixo seguem as orientações para a formulação do questionário ou roteiro de entrevistas. Lembrem-se de que o objetivo da atividade é acessar os pontos de vista dos alunos e professores sobre a experiência deles na escola e, particularmente, nas aulas de português e/ou literatura. Cada um de vocês deverá formular seu próprio questionário ou roteiro, adaptando as questões aos contextos e interesses de investigação de vocês (inclusive omitindo algumas e criando novas questões). Lembrem-se também de que o questionário/roteiro é um texto e devem articulá-lo de forma a atingir o propósito comunicativo expresso no início desta postagem, sempre considerando os interlocutores reais (alunos ou professora). Nessa articulação, será importante cuidar de aspectos como coesão e coerência também.

Outra coisa: vocês não precisam incluir no questionário os itens em negrito indicados nos algarismos romanos. Eles servem para orientar a formulação do questionário e podem ser mantidos como organizadores do roteiro da entrevista. Falando em entrevista, o ideal seria que ela fosse gravada, com a permissão da professora expressa no início da gravação, após uma breve fala de vocês contextualizando a atividade, indicando o nome da professora e a data. É importante dizer à professora, neste caso, que somente vocês terão acesso aos dados da entrevista e que, se elas preferirem, serão identificadas por pseudônimos, isto é, nomes fictícios. Se vocês tiverem dúvidas sobre a formulação e aplicação/realização do questionário/entrevista, podem postá-las nos comentários.

Orientação para questionário ou entrevista (individual ou coletiva) com os alunos:

Formular questões que explorem:

(I) as experiências de leitura/escrita dos alunos: o que eles costumam ler em casa,;quais programas assistem na televisão; se usam a internet e para quais atividades; o que eles costumam escrever fora da escola e para quem escrevem.

(II) sua relação com a escola: o que gostam de fazer na escola; o que não gostam de fazer; se lembram de alguma atividade realizada na escola (em qualquer série/ano) que tenham achado muito legal e por que acharam legal.

(III) com as disciplinas de língua e literatura: o que eles acham das aulas de português/literatura; quais atividades eles acham importantes/por que etc.


Orientação para questionário ou entrevista com professor(a):


Formular questões que explorem:


(I) a formação da professora: quando ela se formou, onde, se fez algum curso de formação continuada, há quanto tempo é professora etc.

(II) a metodologia de ensino: como ela define o conteúdo que vai trabalhar na aula*, o material que vai usar, a forma de desenvolver as atividades e de avaliar; o que ela acha importante considerar no planejamento e no desenvolvimento da aula; o que ela acha importante considerar na avaliação da aprendizagem; o que ela acha que não pode faltar em uma aula de português/literatura; de quais atividades os alunos gostam mais.

(III) a experiência como aluna: se ela acha que as aulas de português e literatura de hoje são iguais às da época em que ela era aluna na escola; pedir para ela contar sobre alguma experiência marcante nessas aulas; se ela disser que as aulas de hoje são diferentes das que ela tinha, perguntar o que mudou e por que ela acha que mudou.

(IV) os objetivos da aula de português e literatura: na opinião dela, o que os alunos precisam aprender nas aulas de português e literatura nos dias de hoje/por quê.

(V) um conselho ou pergunta ao professor aprendiz: perguntem se ela tem algum conselho a dar a vocês ou se gostariam de fazer alguma pergunta.

* Em geral, as professoras seguem um plano de estudos disponibilizado pela escola. Se elas mencionarem isto, peçam cópia desse documento e perguntem como ele é formulado, quem formula, se podem ser feitas alterações etc.


3 comentários:

  1. Minha opção de coleta de dados é o questionário. Neste caso é obrigatório eu fazer com todos os alunos ou posso escolher um grupo para responder?

    ResponderExcluir
  2. Olá profa. Clara, como a senhora não abriu ainda o link para falar do relatório resolvi falar neste último link de entrevista mesmo.Estou com dúvidas: quando estou escrevendo nas diagnoses da escola eu posso usar a primeira pessoa, mas claro outro texto, não são partes do diário, só as que eu uso para exemplificar o que eu estou falando, quero dizer que não será uma cópia por ser em 1° pessoa, ou como serei uma observadora e tenho que usar a 3° pessoa durante o texto para manter um certo distanciamento.
    Outra dúvida é sobre o tema que irei usar, já estou fazendo o texto, depois quero um retorno, escolhi os temas dentro de todo o material do portifólio, ensino de lingua portuguesa (para contrapor a professora que trabalha com o ato de copiar tudo do livro, isso é bm frequente no diário), interação professor/aluno e aluno / observador e pensei em falar de minhas persepções como iniciante no carreira, que eu comentei tb no diário, mas para isso não tenho referencial teórico. Queria, assim que possível uma dica se estou no caminho certo, como; em relação aos temas e algum autor que eu possa usar para falar do último tema das minhas persepções de identidade no inicio da carreira que não sei que referencial usar.

    ResponderExcluir
  3. Elen: não sei se entendi bem o teu comentário sobre a pessoa que estás usando quando tratas da diagnose. O que posso te dizer é que sim, o relatório pode ser escrito na primeira pessoa (do singular ou do plural). O importante é que haja uniformidade no uso do início ao fim do texto.
    Tudo bem em relação aos temas. Podes procurar subsídio teórico para a questão da identidade em estágio na internet. Aqui vão algumas sugestões:
    http://www.ufpel.tche.br/cic/2009/cd/pdf/CH/CH_00354.pdf
    http://www.espacoacademico.com.br/073/73silva.htm

    ResponderExcluir